Nota introdutória
ATENÇÃO: Sua colaboração é importante! Por isso, se você curtiu o artigo, nos ajude divulgando aos seus amigos e compartilhando em suas redes sociais (basta clicar nos ícones abaixo)
18 de dezembro de 2022
ATENÇÃO: Sua colaboração é importante! Por isso, se você curtiu o artigo, nos ajude divulgando aos seus amigos e compartilhando em suas redes sociais (basta clicar nos ícones abaixo)
Fique à vontade para deixar seu comentário, sua participação é importante e será publicada e respondida após passar pela moderação. Todas as dúvidas e observações educadas são bem-vindas, mesmo que não estejam relacionadas ao tema do artigo, mas comentários que faltem com o respeito não serão publicados.
*Comentários apenas com links não serão publicados, em vez disso procure resumir o conteúdo dos mesmos.
*Identifique-se através da sua conta Google de um modo que seja possível distingui-lo dos demais, evitando o uso do anonimato.
• Mestre em Teologia (FTBP)
• Pós-graduado em História (UCAM)
• Licenciado em História (UEPG)
• Tecnólogo em TCI (UFPR)
• Autor de 27 livros e 6 blogs
• Professor de História
• Cristão
• São-paulino
Paz do Senhor, tem 2 coisas que me chama a atenção: 1 - Esse cara deve ser masoquista, pois quanto mais apanha, mais gosta. 2 - Os "fãs" dele deve ser voyeur, pois amam ver ele apanhar. Ainda bem que o irmão escreveu "Como funciona o mundo na cabeça de um zumbi tridentino", explica muita coisa a respeito desse tipo de gente.
ResponderExcluirDefiniu bem :)
ExcluirÓtima refutação amigo Lucas.
ResponderExcluirObg!
ExcluirÉ por isso que eu digo que precisamos chamar os Recordes Mundiais do Guinness para vir e premiar o Dave. Suas "refutações" são um tributo ao ridículo, cômico e patético que beira um recorde mundial que merece reconhecimento. Dizer que os cristãos oravam aos santos falecidos é um anacronismo, mesmo que acreditássemos que os cristãos do tempo dos apóstolos acreditassem na imortalidade da alma, que de forma alguma dá licença para concluir que eles oravam aos santos falecidos para interceder. Bênçãos irmão.
ResponderExcluirAté o "Hegésipo disse que Judas era primo de Jesus", eu acreditava que a disputa era boa pelo recorde mundial do Guinness Book de artigos cômicos, mas ele tinha a concorrência de outros peso-pesados, como Rafael Rodrigues, Cris Macabeus, Fernando Nascimento e etc. Mas agora, depois da feiticeira de En-Dor ser usada como uma prova de que podemos orar a Samuel, todos devem concordar que não há mais disputa. Dave é o rei supremo e ninguém pode ser comparado a ele. Viva o rei!
ExcluirNobre Lucas, há muito desejava tirar um dúvida escatológica contigo, mas infelizmente perdi seu contato no WhatsApp. Espero que está mensagem lhe encontre bem. Segue a dúvida: depois do milênio sabemos que acontecerá a ressurreição dos ímpios, os mesmos serão enganados por Satánas mais uma vez, e marcharam contra Cidade Santa. A Bíblia relata que saíra fogo do altar, que consumirá os ímpios em questão. Agora, onde podemos encaixar o sofrimento proporcional no geena? Os ímpios serão ressuscitados mais uma vez para serem julgados? Há algo de errado no meu raciocínio? Por gentileza, me ajude nesse meu amigo. Um grande abraço.
ResponderExcluirNa verdade nenhum ímpio sofre castigo (consciente) no geena; o geena é o local da destruição deles e não do castigo proporcional (eu falo sobre isso no livro). O castigo proporcional ocorre após a ressurreição dos ímpios e antes deles serem consumidos no geena, em um local que a Bíblia chama apenas de "prisão" (todas as vezes que o geena é mencionado no NT, é pra falar do lugar de aniquilação pelo fogo e nunca do lugar de castigo consciente). Abs!
ExcluirCerto. Eu não sei se está muito claro e eu tô garoteando ou se a duvida é de fato pertinente, mas tem algo que ainda não ficou muito claro pra mim. Trata-se da cronologia dos fatos, seria: ressurreição - marchar contra a Cidade Santa - sofrimento proporcional - segunda morte ou ressurreição - sofrimento proporcional - marchar contra a Cidade Santa - segunda morte? Digo porque o texto indica que, logo após essa marcha, os ímpios serão consumidos, como abaixo:
Excluir"As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou. O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre." Ap 20:9,10
Além do que, há uma outra questão pendente, pelo menos no meu entendimento. A Bíblia indica que todos seremos julgados de acordo com as nossas obras, sejam elas boas ou más. Esse julgamento seria num sentido figurado ou realmente estaremos diante de Deus? Não consigo enxergar o julgamento nessa cronologia, a não ser que seja uma figura de linguagem. Me perdoe se for algo muito imbecil da minha parte.
Eu entendo da segunda maneira que você colocou (com o sofrimento proporcional anterior à marcha contra a cidade santa), mas a Bíblia não é detalhista quanto a isso. E entendo o juízo como literal mesmo e não figurado, ocorrendo depois da ressurreição (e antes do sofrimento proporcional). Ou seja, no juízo eles são condenados a pagar o tanto respectivo aos seus pecados, depois disso Deus permite que eles marchem contra a cidade santa numa tentativa de obter a imortalidade também, mas são consumidos.
ExcluirBlessings irmão, aqui está o link onde converti em vídeo sua resposta a Dave sobre Josefo e os irmãos de Jesus, dê uma olhada (Está em espanhol).
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=CsuBQ26LNxw&lc=UgzOD8ZPVEY4wqBDOsZ4AaABAg
Você foi longe, seus artigos foram além das fronteiras do Brasil, passando pela América Latina para os Estados Unidos. E não só isso, um movimento de direita em Honduras, usou os artigos que você escreveu em defesa do capitalismo e contra o aborto traduzidos para o espanhol, mas também se chama "La voz de la vida", eu me juntei a esse movimento e dei a conhecer seus artigos sobre o assunto, e os membros do movimento adoraram seus artigos (inclusive católicos)... Você pode imaginar como seus escritos podem influenciar a política de um país... você chegou longe Lucas, bênçãos.
Olá, fico muito feliz por isso, te devo muito pela divulgação também, se não fosse por isso os meus artigos jamais chegariam longe. O vídeo sobre Josefo ficou muito bom, já aproveitei e me inscrevi no canal para acompanhar mais vídeos mais tarde. Apenas uma dica, eu acho que o vídeo teria um alcance melhor se não mostrasse meu rosto com tanta frequência já que eu não estou falando, poderia fazer algo no estilo do "Mundo Cópia", do canal "Dois Dedos de Teologia" (link abaixo), onde ele coloca imagens que tem a ver com o conteúdo que está sendo dito (e não do locutor ou do autor):
Excluirhttps://www.youtube.com/playlist?list=PLRPNvughqc8QMOQrmpdZ8PemDcEt99N4p
É só uma dica mesmo, porque pra mim não tem nenhum problema em mostrar meu rosto (até ajuda na identificação com o público), mas acho que se for feito do outro modo (ou alternar entre um modo e outro) pode aumentar a quantidade de visualizações.
Abraços!
Meus Parabéns Banzoli, os frutos do seu trabalho estão sendo colhidos e estão espalhando-se pelo mundo, espero que você obtenha todo o reconhecimento do mundo pelo seu trabalho excepcional! Você fez por merecer!
ExcluirVlw, Elion!
ExcluirBom dia. Olha, eu nem sabia quem era esse Dave, só fui saber porque vc voltou a escrever e eu nem sabia que vc tinha voltado. Tenho mais uma boa argumentação contra a oração aos mortos, é histórica: tenho acompanhado há anos estudos a respeito dos Manuscritos do Mar Morto e pelo menos até agora achei de tudo ali menos qualquer indício de qualquer doutrina que tenha surgido durante o período intertestamentário, naquela região e naquela seita, dentro dos pergaminhos, que dê lastro para a oração aos mortos. Nada mesmo. Zero. Nem as seitas daquela época de Jesus iam tão longe a ponto de querer orar os mortos na esperança de conseguir algo se temos acesso ao próprio Deus.
ResponderExcluirInteressante. Eu já sabia que os judeus da época de Jesus não oravam aos mortos, mas não tenho acesso a esses manuscritos do Mar Morto (exceto alguns poucos que tem disponíveis na internet e de um livro que eu tenho aqui), se você puder me informar onde eu posso lê-los, eu ficaria muito agradecido, pois tenho grande interesse.
ExcluirNunca chegou a vasculhar os arquivos online?
ExcluirA editora Brill publica anuários, todo santo ano, com vários artigos escritos a respeitos de inúmeros pergaminhos, escritos por linguistas, teólogos, até engenheiros, matemáticos e físicos.: https://brill.com/display/serial/DSSE
https://brill.com/display/serial/STDJ
E detalhe, a editora Brill é muito respeitada, ela publica livros desde a Reforma Protestante.
Esses caras publicaram até concordância, dicionários, estudos sobre a manufatura dos pergaminhos, o que tu imaginar tem ali.
Tem outros sites bem sérios:
http://dss.collections.imj.org.il/
https://www.deadseascrolls.org.il/explore-the-archive
Fora os estudos independentes.
Só tem um problema: são pagos. E conhecimento custa caro. Antes eu pegava algumas coisas no z-library mas o site caiu.
Até agora, o que eu entendi, era que a comunidade de Qumram, de onde saiu os manuscritos do mar morto, era uma facção de um grupo maior, os essênios. Essa facção era sectária mas de alguma forma foi usada por Deus ao menos para preservar os pergaminhos do Antigo Testamento. Tem muita coisa ali. Mas eles nunca invocaram mortos, posso garantir. Eles acreditavam que Deus armazenava a alma numa espécie de caverna mas ela ficava alojada e completamente isoalda ali sem contato nenhum com o exterior, o que é menos mal comparada com a doutriária católica que fiz que as almas dos santos escutam orações, o que soa como um completo absurdo.
Tem esse site também: http://enochseminar.org/ eles abordam mais o judaismo enóquico porém eles fazem um trabalho sério, e independente de confissão doutrinária.
Já tem quase 10 anos que acompanho o trabalho deles e comecei por um acaso, eu estudei física aplicada e encontraram lá nas cavernas, juntos com manuscritos, dois instrumentos de navegação no deserto e por isso que acabei mergulhando no assunto.
Vlw, vou dar uma olhada nesses links que você passou!
ExcluirExcelente artigo como sempre, Lucas! Ah, é importante lembrar que o Dave Armstrong é considerado por muitos o melhor apologista católico da atualidade (se ele é o melhor, imagina então o nível dos piores). Eu me pergunto como alguém tem a coragem de tentar provar as doutrinas papistas por meio das escrituras citando texto que não tem relação nenhuma com aquilo a ser domonstrado.
ResponderExcluirNo caso da Mariolatria romana, ainda também existe o saltério de são Boaventura, onde ele dedica cento e cinquenta salmos em honra a Maria. É como foi dito no artigo, no fim, tudo consiste em manipulação semântica e redução nominal, como se a mera manipulação dos termos provassem que a veneração aos santos no catolicismo é idólatra por exelencia.
Não conhecia esse Saltério de São Boaventura, já aproveitei pra baixar aqui e ler mais tarde, um dia ainda faço um compilado de todas essas obras idólatras mais famosas na forma de um livro expositivo sobre a mariolatria católica. Do pouco que li até agora deu pra ver como o autor se esforça em escrever no mesmo estilo dos salmos, apenas trocando "Deus" por "Nossa Senhora" (e ainda dizem que não a tratam como uma deusa...).
Excluir